segunda-feira, 14 de julho de 2014

Pesquisa do governo diz que maioria dos estrangeiros aprovou Copa

14/07/2014 17h55 - Atualizado em 14/07/2014 18h14


Levantamento de FGV e Fipe diz que, para 83%, país atendeu à expectativa.
Pesquisa afirma que pessoas de 203 países estiveram no Brasil na Copa.

Nathalia Passarinho e Filipe Matoso Do G1, em Brasília
 
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (14) pelo Ministério do Turismo diz que 83% dos estrangeiros que estiveram no Brasil durante a Copa avaliaram que o país atendeu “plenamente ou superou as expectativas” em relação ao evento – 61% dos visitantes vieram ao Brasil pela primeira vez. Segundo o levantamento, da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 95% dos estrangeiros disseram que pretendem voltar.

A pesquisa aponta que estrangeiros de 203 nacionalidades passaram por 378 cidades entre os dias 12 junho de 13 de julho. Segundo o levantamento, pessoas de 188 países compraram ingressos para os jogos.

De acordo com o ministério, foram ouvidos para o levantamento 6.627 turistas estrangeiros e outros 6.038 brasileiros em 12 aeroportos e 10 fronteiras terrestres desde o início do Mundial.


O ministro do Turismo, Vinicius Nobre Lages, afirmou que a avaliação dos turistas é decorrência dos investimentos em capacitação de profissionais para receber estrangeiros e investimentos em infraestrutura.

“Nós investimos em qualificação profissional, expandimos a qualificação do atendimento ao turista, ampliamos a oferta hoteleira, inclusive com hospedagem alternativa. Eventos dessa magnitude são importantes para a economia do país e o turismo”, disse Lages em balanço do governo federal sobre a Copa do Mundo.



Os pontos altos da visita ao Brasil, segundo os estrangeiros ouvidos na pesquisa, encomendada pelo Ministério do Turismo, foram a hospitalidade do brasileiro e a gastronomia, com 98% e 93% de aprovação respectivamente. A segurança pública, um dos maiores temores dos turistas, foi bem avaliada por 92% dos entrevistados.


A informação turística  e os serviços de táxi receberam 90% de avaliação positiva, enquanto o transporte público, como ônibus e trens, receberam aprovação de 89.2%. Os aeroportos foram bem avaliados por 80%. "Essa foi realmente uma experiência turística de muita aprovação", disse o ministro.

Brasileiros
De acordo com a pesquisa, os turistas brasileiros demonstraram maior nível de “exigência” que os estrangeiros. Visitaram as cidades-sedes da Copa 3,056 milhões de brasileiros, dos quais 67% conheceram essas localidades pela primeira vez.

A receptividade e o atendimento durante o Mundial foram bem avaliados por 90,5% dos entrevistados, 7,5 pontos percentuais abaixo da avaliação internacional. As opções de lazer e turismo receberam aprovação de 87,2% dos brasileiros, e a segurança foi bem avaliada por 83.8%.

Nenhum comentário: