terça-feira, 6 de maio de 2014

Governo decreta estado de emergência ambiental no DF

Medida tem a intenção de estabelecer um conjunto de ações preventivas e de combate aos incêndios florestais
 

natalia.alves@jornaldebrasilia.com.br

Uma portaria que decreta estado de emergência ambiental, entre os meses de abril a novembro de 2014 no Distrito Federal, foi publicada nesta segunda-feira (05) no Diário Oficial da União. 
 A partir da publicação, o governo pode iniciar os processos para contratação de brigada específica de primeiro combate aos incêndios. Este será o terceiro ano em que o GDF terá brigadistas próprios.
Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a contratação se dará por seleção pública, por meio de edital. Para 2014, estão previstos 29 brigadistas que atuam, prioritariamente, nas Unidades de Conservação administradas pela  Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Ibram, mas trabalham em força tarefa juntamente com o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e outros parceiros que atuam no combate aos incêndios em todo o DF.

O decreto está associado as condições climáticas da região do Cerrado, caracterizada por um longo período de estiagem. A medida tem a intenção de estabelecer um conjunto de ações preventivas e de combate aos incêndios florestais. 
  
Estação seca
O Cerrado é marcado principalmente pelo clima tropical, com uma estiagem que se prolonga por aproximadamente cinco meses.
"As chuvas durante a seca são esporádicas e vão diminuindo sensivelmente. O período da estiagem começa com uma umidade de 30% e no mês de agosto, o mais crítico, pode ficar abaixo de 10%, diz  Manoel Rangel, metereologista do  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: