terça-feira, 6 de maio de 2014

Observação do espaço na Praça dos Três Poderes

Público poderá observar os astros gratuitamente no coração de Brasília na noite deste próximo sábado
 

O Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) vai fazer uma observação pública com telescópios na Praça dos Três Poderes, neste próximo sábado, dia 10 de maio. 

O público poderá ver planetas, estrelas, a Lua pelas lentes de equipamentos do CAsB e de astrônomos amadores. Esta será a 25ª edição do evento astronômico no Distrito Federal.

Caso as condições climáticas sejam favoráveis, com céu aberto e sem nuvens, o público poderá enxergar os traços do espaço das 18h30 às 22h. Nas primeiras horas de observação existe a possibilidade de o público contemplar a Lua, Marte, Júpiter e da Nebulosa de Órion poderá ser observada. Por outro lado, ao final do período os observadores terão a chance de ver Saturno.

Do começo ao fim do evento, os telescópios poderão captar as imagens do aglomerado de Ômega Centauri, Caixinha de Jóias, estrelas duplas como Alfa Centauri e Acrux. Além da observação com equipamentos, os astrônomos poderão tirar duvidas do público. Ao longo de 25 edições, este evento já encantou milhares de pessoas. O público é diversificado indo de famílias até grupos de turistas que se programam para participar da observação.

O CAsB é parceiro do projeto do Planetário de Brasília, junto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI/DF). Neste sentido, as duas instituições estão comprometidas na difusão da Astronomia no DF, tendo como objetivo fomentar a educação e a pesquisa cientifica entre crianças, jovens e adultos.


Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: