terça-feira, 6 de maio de 2014

ACORDE! FALTA POUCO MAIS DE UM MÊS PARA A COPA

RENATO RIELLA

Faltam 38 dias para a abertura da Copa do Mundo no Brasil e a gente não sabe o que dizer.
Muitos falam que, em outras Copas, já havia um clima de festa no ar. Outros têm vontade de se manifestar desde já, mas ficam observando os vizinhos, com medo de dar a partida antes da hora.
Já vi no Facebook que, em algumas ruas do Distrito Federal, a comunidade começou a pintar o asfalto de verde-e-amarelo.

Há muitas demonstrações de entusiasmo com o Álbum da Copa, com diversos pontos de concentração de centenas de pessoas para trocar figurinhas.

Esta semana, Felipão vai definir os nomes dos 23 convocados. Certamente isso dará um gás aos brasileiros, mas é frustrante ver que, entre os 11 integrantes da Seleção titular, somente Fred talvez jogue no Brasil. O resto é tudo “estrangeiro”.

Falo muitas vezes ao dia sobre este assunto com pessoas diversas. Uma ou outra teme problemas graves na realização da Copa. Afinal, até vaso sanitário mata gente em estádio brasileiro…

Um amigo confessou que teme a interrupção da Copa, por algum grave motivo, e disse: “Se o Brasil não conseguir realizar o evento será a maior desmoralização para o nosso país”.

Não passa pela minha cabeça essa hipótese, mas vale saber que há pessoas pensando assim. Mesmo aqueles que sonham em assistir jogos no Brasil estão temerosos, pois nosso país vive momento de grande contestação interna, pré-eleitoral.

E assim, só resta esperar. Na verdade, o governo brasileiro errou ao se definir por 12 sedes e ampliou muito as suas preocupações.

Foi uma decisão política infeliz, para agradar governadores de todas as regiões. No final, isso não vai gerar rendimentos políticos para a presidente Dilma Rousseff.

Para terminar esse texto, afirmo que Dilma deve sair da Copa menor do que está. O desgaste da presidente será grande, mesmo que o Brasil saia campeão. Quanto menos ela aparecer, melhor. 

Espero que seja alertada para isso.

Nenhum comentário: