terça-feira, 6 de maio de 2014

E eles se alastram. Sem-teto ocupam hotel desativado na Bela Vista, no Centro de São Paulo


05/05/2014 23h05


Imóvel foi invadido há quatro dias por moradores de Cidade Tiradentes.


Mais de 50 famílias agora residem no local, que tem cerca de 15 suítes.



Do G1 São Paulo



Na tarde desta segunda-feira (5), integrantes de movimentos de luta por moradia quebraram o que havia sobrado da parede de um antigo hotel desativado, um casarão na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no Centro de São Paulo. O imóvel foi invadido há quatro dias por famílias que moravam em Cidade Tiradentes, na Zona Leste.

“A gente ocupou aqui entre quarta e quinta-feira devido a nossos problemas financeiros mesmo, né. A gente veio ocupar aquilo que estava desocupado”, disse Andrea Núbia Pereira, representante do Centro Cultural de Moradia Popular.


saiba mais
Em outubro de 2013, o imóvel ainda exibia placas de venda. À época, a reportagem do G1 entrou em contato com uma das imobiliárias anunciadas e foi informada que o antigo hotel tinha sido arrematado em um leilão por R$ 2,8 milhões. Uma familiar dos proprietários que não quis se identificar disse que o estabelecimento funcionou até 2010. O hotel tinha aproximadamente 15 suítes e não era luxuoso. O imóvel tem 900 m² construídos e o terreno, 609 m² de área livre.

Mais de 50 famílias já ocuparam o prédio. Elas ainda estão arrumando as coisas nos espaços que agora podem chamar de casa. “A gente está com dificuldade de estar pagando aluguel e no lugar onde a gente estava não estava em boas condições”, explica a autônoma Josélia Evaristo, uma das novas moradoras do local.

Invasão em Itaquera

Também foi com a alegação de não conseguir pagar aluguel que milhares de pessoas invadiram um terreno em Itaquera  de 150 mil metros quadrados na madrugada de sábado (5).


Em dois dias, o número de famílias que ocupam o local subiu de 1.200 para 2 mil. “Essa área não é área de preservação ambiental, não tem nenhuma complicação física, nem legislação, então há todas as condições para se fazer um empreendimento de moradia digna, pra que essas pessoas possam, sim, viver em Itaquera. Não é porque a Copa veio para Itaquera que o povo tem que ser expulso”, disse Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Nem todos os ocupantes são de Itaquera. O próprio MTST informou que famílias de São Miguel, Ermelino Matarazzo e de outros bairros da Zona Leste já estão com barracas montadas no terreno.
A maioria dos ocupantes é de Cidade Tiradentes, extremo da Zona Leste. Eles estavam num outro prédio invadido, também na região central.

O terreno fica a menos de três quilômetros da arena Corinthians, que vai receber a abertura da Copa. A Prefeitura de São Paulo estima que a cidade tenha cerca de 90 áreas ocupadas, a maioria particulares, mas afirma que os números variam diariamente.

Ainda de acordo com a gestão municipal, atualmente são 130 mil famílias cadastradas que aguardam atendimento habitacional, com moradias definitivas. Outras 30 mil famílias foram removidas de áreas de risco, frente de obras públicas ou por determinação judicial e recebem aluguel social.

 Comentários:
  • Wilson Sena

    Pobre, ignorante e burro é o pior bicho que existe... Só se multiplica essa raça.
  • Wilson Sena

    Esse povo não pensa... Enfia filho no mundo sem no mínimo ter o mínimo... O que sabem fazer de melhor é enfiar filho no mundo !, mesmo morando em um lugar feio, sem educação e saúde. A saúde está um caos, Sp está esgotada de gente inútil, fútil que só fazem peso no mundo.
  • Baba Melovo

    Deve ser maravilhoso ser vizinho de um hotel invadido. Pior que quando saem , quebram tudo, não respeitam propriedade alheia, depois querem ser respeitados.

    • Joao Ubaldo

      Centro de SP? Invadir prédio no centro de SP! Eles vão pagar IPTU, Taxa de iluminação? Não? Então vão para o interior, terra não falta lá. SP tá atrolhada pô!É pedir para ser expulso!
    • Marco Antonio

      Quis dizer,casa de graca,isso nao existe em nemhum pais do mundo que se prese,isso e uma afronta as pessoas que trabalham a vida toda pra comprar a sua casa e ai vem uns invasores profissionais e tem a deles de graca,so no brasil/cuba,ja vi aonde nos vamos parar,veja,venezuela e outros amigos ,a coisa esta feia pra quem trabalha
    • Karine Vilarim

      Acorda Dilma, sua ridicula. O brasil esta uma vergonha.
    • Max Santos

      Financiado pelo BNDS e CEF
    • Marco Antonio

      Eu ainda nao entendi o porque dessas pessoas quererem casa, isso nao e pra quem compra?ou o governo tem obrigacao de dar casa pra quem nao trabalha e nao faz nada, aonde esta escrito isso na nossa constituicao?que direito e esse?estamos vivendo em cuba?ou estao querendo esculachar esse pais mais do que ja e?
    • Elaine Gonçalves

      As crianças que pagam com essas gentes que não param de fazer filho...aff.
    • Christian Paulista

      Vão invadir lojas de departamentos porque não têm tv e geladeira? Depois invadir concessionárias porque não têm carro? E o que mais? Supermercados? Trabalhar para comprar o que necessita nada neh..
    • Mulambo Flamenguista

      "Famílias" do MST, pago pelo BNDES.
      Imagem do usuário
    • Marcello

      Vai la morar no estadio
    • Thiago

      Sabe algo que levo de exemplo até hoje,é historia da minha ex professora de biologia.Ela descendente de russos,sempre contava que,seus pais vieram para o Brasil,em busca de uma melhor vida e aqui,sem saber se quer o português,olha que russo é uma das línguas mais difíceis,conseguiram se estabilizar na vida através de mto esforço e trabalho,ou seja,um tapa na cara desses que conseguem tudo fácil.Levo e levarei de exemplo por toda minha vida essa historia de que,é possível conquistar as coisas com mto esforço.Mas brasileiro quer tudo de mão beijada.
    • Camila

      Ser humano é a pior praga, PAREM DE FZ FILHOOOOOOOOOOS
    • Felipe Nachmanowicz

      50 famílias.... em 15 suítes.... comofas
    • Paulo Lameiro

      Quando se comete crime em grandes quadrilhas, o crime passa a se chamar movimento social legítimo.
    • Maria Leite

      Pois é, se eu invadir alguma propriedade alheia, vou para a cadeia. E, por quê eles podem fazer o quer e ainda acham que estão certos! Cadê a Lei?
    • Abdul Lamar

      Isso tudo é resultado da Especulação imobiliária nos grandes centros do Brasil. Enquanto uns comemoram a valorização dos seus imóveis, outros perdem o direito de morar em qualquer lugar digno.
    • Jose Pinto

      Incrivel os cara formam sociedades para cometer crimes de invasões, usurpações de patrimonios publicos, depredações. Os caras tem empresas(MST e outros) com cpf sede e ninguem toma providencia, cade o governo, policia, ministerio publico que não prendem estes bandidos invasores.
    • Marcelle Souza

      Só no Brasil entra quem quer e fica onde quer, prova disso é esse monte de estrangeiro do haiti que tá chegando, vai eles tentarem ficar lá nos USA alem de uma forte proteção na fronteira em 2 segundos são deportados...Mas aqui não , esse país é uma zona mesmo!
    • Carmen Amaral

      Onde eu moro também invadiram um Hotel, interessante isso.... quem paga a água e a luz? Quer dizer que eu preciso ter onde morar e daí é só invadir o imóvel alheio?? É um afronto mesmo às pessoas que trabalham a vida toda para conseguir ter um teto...
    • Über Mineiro

      Votem no PT !!!
    • Ronaldo Rodrigues

      PORQUE ELES NÃO INVADEM AS FAZENDAS DOS POLÍTICOS ?
    • Nina Puppy

      Isto que da a ma distribuiçao do dinheiro no pais, o dinheiro publico derveria ate mesmo para fazer moradia pra quem nao tem, mas alguns preferem roubar e colocar no bolso pela ganancia, e que de sedane o povao.

Nenhum comentário: