terça-feira, 18 de março de 2014

Comitê propõe zoneamento para uso do Lago Paranoá




Reunião será realizada nesta quarta-feira (19) na UnB
 
O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paranoá apresentará nesta quarta-feira (19), durante sua 9ª Reunião Ordinária, o documento que estabelece o zoneamento de usos do espelho d'água do Lago Paranoá. 

A reunião, aberta a todos os interessados, será realizada a partir das 9h, no Auditório 1 do Instituto de Ciências Biológicas da UnB, na Asa Norte.

Após várias análises e discussões, foram estabelecidas oito zonas para uso preferencial: banho, atividades náuticas não motorizadas, motonáutica, diluição de efluentes tratados, segurança do futuro ponto de captação de água para abastecimento público, segurança da barragem, segurança nacional e restrição ambiental.

O zoneamento terá amplo reflexo nos processos de emissão de outorgas de direito de uso das águas, no licenciamento ambiental, nas concessões de autorização para uso náutico e em atividades regulatórias e fiscalizatórias de todos os usos da água do Paranoá.

A bacia do rio Paranoá apresenta cerca de 30% de sua área ocupada por núcleos com características urbanas, 26% por formação savânica e 25% por formação campestre. Entre os principais cursos de água destacam-se o Riacho Fundo e os ribeirões do Gama, Bananal, Torto e Cabeça de Veado.

Fonte: Agencia Brasilia

Nenhum comentário: