terça-feira, 18 de março de 2014

Vende-se um bloco de oposição


Jorge Oliveira
Publicado: 17 de março de 2014 às 16:25
 
Diário do Poder

Brasília – Está à venda na Câmara um bloco de oposição com mais de 200 deputados. No primeiro lance, Dilma, a inquilina do Palácio do Planalto, logo ao lado, já arrematou por 400 milhões três partidos: PDT, PP e o PROS que faziam parte do grupo rebelde do Eduardo Cunha, líder do PMDB. 

Outro lance da presidente ainda não alcançou o PR que balançou mas não se decidiu pelo afastamento do grupo, segundo seu líder Bernardo Santana (MG). É assim, à base do leilão, que se formam e se dissolvem os blocos de oposição ao governo no Congresso Nacional. 

O líder não precisa ser carismático, talentoso politicamente nem necessariamente ter bons propósitos para aglutinar em torno de si um monte de deputados. Para isso, é indispensável apenas ser bom em negócios, cumprir a pauta fisiológica dos seus liderados e lutar para liberar as emendas.

É assim, com a liberação de emendas, que o governo tenta esvaziar o blocão que continua dando dor de cabeça ao Planalto derrubando os projetos e ameaçando a reeleição da Dilma. O leilão continua. Esta semana serão dados outros lances. 

A presidente designou para acompanhar a conversa os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) que vão ouvir as reivindicações do Eduardo Cunha nos salões do Palácio do Jaburu, oferecidos pelo vice-presidente Michel Temer, para a reabertura do leilão.

Para desativar o blocão, espera-se que o governo ofereça agora mais do que os 400 milhões de reais já empenhados. Afinal de contas,  esses recursos sensibilizaram apenas os deputados do PDT, PP e PROS, agora defensores incondicionais dos projetos do governo. Dessa vez, o leiloeiro deve jogar mais pesado. 

Eduardo Cunha ainda mantém sob o seu controle mercadorias valiosas como o PMDB, PSDB, DEM, SDD, PSB, PR, PTB e PSC. É com esse cacife político que o deputado reabre os trabalhos esta semana para negociar a posição do grupo em relação ao Marco Civil  da Internet, que ele insiste em não votar porque considera o projeto petista fraco e malajambrado.

O governo, entretanto, vai oferecer no leilão, para esvaziar o blocão, a liberação de mais emendas indispensáveis aos parlamentares em ano eleitoral. O cala-boca funciona assim: o dinheiro é liberado para municípios ou estados para garantir as obras (estradas, postos de saúde, habitação etc. etc.) indicadas nas emendas pelos parlamentares. 

Como este ano, por força da lei eleitoral , é proibido licitações seis meses antes do pleito, os recursos só serão aplicados no próximo ano, mas o deputado já garante o seu quinhão da empreiteira amiga para a campanha. Não à toa, em épocas de eleições, os deputados se juntam em bloco para espremer o governo que normalmente cede às pressões.

Essa briguinha acaba rápido. A medida que o governo vai pulverizando o blocão com liberação das emendas individuais, a oposição vira cinzas. Aos poucos, os partidos devem ir se afastando do Eduardo Cunha que corre o risco de isolamento até dentro do próprio PMDB. 

Não seria surpresa, portanto, se depois desse leilão no Palácio do Jaburu, Eduardo Cunha mudar também o tom de voz para não ficar falando sozinho.

Essa coisa de não ir a posse dos novos ministros é apenas fogo de monturo do blocão do líder do PMDB.

Nenhum comentário: