terça-feira, 20 de maio de 2014

Governistas farão indicações para a CPI mista


Josias de Souza




Os partidos do bloco partidário governista que ainda não indicaram seus representantes na CPI mista da Petrobras decidiram apresentar os nomes nesta terça-feira (20), último dia do prazo fixado pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Segundo os líderes do PT na Câmara e no Senado, deputado Vicentinho (SP) e senador Humberto Costa (PE), a lista será divulgada durante a sessão noturna do Congresso, que reúne as duas Casas do Legistivo. A comissão terá 32 membros, dos quais 19 já são conhecidos, a maioria oposicionistas ou governistas em litígio com o Planalto.

Mesmo incompleta, a CPI já teria número suficiente de membros para iniciar os seus tabalhos. Daí a movimentação do bloco leal a Dilma Rousseff. Os oposicionistas se reunirão nesta terça, no gabinete do líder tucano Antonio Imbassahy, para ajustar a estratégia. Eles se programaram para jogar na internet e projetar num telão na Câmara os nomes dos partidos e líderes que sonegam nomes para a CPI.

De resto, a oposição se equipa para realizar a sessão inaugural da CPI mista nesta quarta-feria (21). O PT ainda tentará evitar, cobrando de Renan uma definição sobre o recurso no qual o partido sustentou que apenas uma CPI, a do Senado, deveria funcionar. Líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE) acalenta a expectativa de que, a comissão mista, com a participação de deputados, pode ser menos chapa branca do que a do Senado.

Nenhum comentário: