terça-feira, 20 de maio de 2014

Mais um rio que morre...Máquinas retiram 60 caminhões de terra do leito seco do Rio Piracicaba





Serviço é para permitir acesso 'emergencial' de barcos, diz a Defesa Civil.


Navegação fica comprometida com a estiagem; profundidade está em 1m.



Do G1 Piracicaba e Região



Máquinas da Prefeitura de Piracicaba retiram terra e sedimentos do leito do Rio Piracicaba; objetivo é permitir o acesso de barcos (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)Máquinas da Prefeitura de Piracicaba retiram terra e sedimentos do leito do Rio Piracicaba; objetivo é permitir o acesso de barcos pessoal

Máquinas da Prefeitura de Piracicaba (SP) retiraram 60 caminhões de terra e sedimentos de trecho do leito do Rio Piracicaba nesta terça-feira (20). O serviço, realizado na região do Largo dos Pescadores com escavadeira, tem como objetivo permitir o acesso de barcos em caso de emergência, informou a Defesa Civil.

A navegação no local está comprometida em razão da seca observada no rio desde o início deste ano. O trabalho continuará nesta quarta-feira (21), quando mais 20 caminhões de material devem ser removidos.


Máquinas da Prefeitura de Piracicaba retiram terra e sedimentos do leito do Rio Piracicaba; objetivo é permitir o acesso de barcos (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal) 
Máquinas retiraram terra e sedimentos do leito
do rio
A vazão do manancial chegou a 21,6 mil litros de água por segundo às 18h desta segunda-feira, com profundidade de apenas 1,03 metro, segundo medição da telemetria do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). O volume corresponde a pouco mais de um quarto da média histórica para maio, que é de 91,5 mil litros de água por segundo.

A baixa vazão, gerada pela estiagem prolongada, expôs bancos de areia e pedras do leito do Rio Piracicaba, principalmente no trecho urbano e nas imediações da Rua do Porto, tradicional ponto turístico da cidade. No início do mês, com a baixa histórica, foi possível andar de bicicleta no meio do manancial.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o trabalho de remoção de terra é emergencial e que limpeza semelhante foi realizada há cinco anos. O material retirado do local é levado à rampa de barcos, na Avenida Cruzeiro do Sul, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Máquinas da Prefeitura de Piracicaba retiram terra e sedimentos do leito do Rio Piracicaba; objetivo é permiti acesso de barcos (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Máquinas da Prefeitura de Piracicaba retiram terra e sedimentos do leito do Rio Piracicaba; objetivo é permitir acesso de barcos
Máquinas da Prefeitura de Piracicaba retiram terra e sedimentos do leito do Rio Piracicaba; objetivo é permitir o acesso de barcos (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Máquinas da Prefeitura de Piracicaba retiram terra e sedimentos do leito do Rio Piracicaba; objetivo é permitir o acesso de barcos 

Nenhum comentário: