terça-feira, 20 de maio de 2014

Operação Ararath: Polícia Federal fez buscas no apartamento do governador Silval Barbosa



Ex-secretário estadual é preso em operação da Polícia Federal em MT. Mandado de prisão também foi expedido contra deputado José Riva.


Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na residência do governador



O ex-secretário de estado Éder Moraes foi preso nesta terça-feira (20) pela Polícia Federal, durante a quinta fase da Operação Ararath. Na ação, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), do deputado estadual José Riva (PSD), do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo Almeida, e de outros políticos. Há a informação de que um mandado de prisão foi expedido contra José Riva, porém, a detenção ainda não foi confirmada. A operação, deflagrada inicialmente no ano passado, apura suposto esquema de crimes financeiros e lavagem de dinheiro por meio de 'factorings' de fachada...
 
O advogado de Éder Moraes, Fábio Lessa, afirmou que o cliente dele foi conduzido para Brasília, onde deverá prestar depoimento. "Ainda não sabemos a medida a ser tomada. Vamos acompanhar o depoimento dele", disse ao G1. Éder Moraes já atuou como secretário chefe da Casa Civil, secretário de Fazenda, presidente do MT Fomento e da Agecopa, antiga Agência de Execução de Projetos da Copa.
 
A ex-secretária de estado Janete Riva, esposa de José Geraldo Riva, disse ao G1 que os policiais estão dentro da residência do casal, no Bairro Santa Rosa, buscando documentos. Ela confirmou também que há um mandado de prisão contra o parlamentar e que ele deve ser preso. José Riva acompanha o cumprimento dos mandados de busca na casa dele. A defesa de Riva disse que ainda estava tomando conhecimento da operação para depois se pronunciar sobre o assunto.
 
Ao G1 a Secretaria de Comunicação do Estado confirmou que há um mandado de busca e apreensão na residência do governador. Porém, informou por telefone ao G1, por volta das 8h10, que uma nota de esclarecimento deverá ser divulgada sobre o assunto. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá também informou que mandados de busca estão sendo cumpridos no gabinete do prefeito Mauro Mendes, no Palácio Alencastro, sede do executivo municipal. Policiais federais também estiveram na casa do prefeito, em Cuiabá, apreendendo documentos.

A sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) também foi alvo da operação. Agentes da Polícia Federal foram até o local, no Centro Político Administrativo, e apreenderam documentos.

Detalhes da operação não foram divulgados pois, segundo a PF, há uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede a divulgação de dados referentes ao cumprimento dos mandados.
 
Polícia Federal também apreendeu documentos na Prefeitura de Cuiabá (Foto: Pollyana Araújo/G1)


Fonte: POLLYANA ARAUJO - Portal G1 MT - 20/05/2014 - - 12:00:42  BLOG do SOMBRA



Operação Ararath: PF investiga "compra de vagas" no Tribunal de Contas de Mato Grosso


A imagem de Mato Grosso está novamente exposta às vésperas de sediar a Copa do Mundo de 2014. Neste momento, centenas de agentes da Polícia Federal cumprem mandados de busca e apreensão e até prisões contra autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Tribunal de Contas.
 
A PF somente informou que a quinta fase da "Operação Ararath" está sendo cumprida com base em decisões do Superior Tribunal Federal. Ainda não se sabe os números de mandados emitidos...
 
Na Assembleia Legislativa, os agentes colocaram um sofá para barrar o acesso de "curiosos" a presidência, que hoje é comandada pelo deputado estadual Romoaldo Júnior (PMDB). O deputado estadual José Riva (PSD) e uma outra pessoa ligada a ele foram presos.
 
No Tribunal de Contas, os alvos foram o conselheiro Sérgio Ricardo e o ex-conselheiro Alencar Soares. Eles são suspeitos de "comprar" vagas na corte. Um famoso empresário ligado a Sério Ricardo também teve mandados de busca e apreensão cumpridos em seu apartamento na avenida Antártica.
 
A "Operação Ararath" teve início em novembro do ano passado após uma denúncia feita pela conlunista social Karina Nogueira contra o empresário "Júnior Mendonça". Em seguida, a investigação se desdobrou e desmonta o maior esquema de corrupção da história de Mato Grosso.


Fonte: CLUDIO MORES - portal Folhamax - 20/05/2014 - - 10:57:51  BLOG do SOMBRA


Operação Ararath: PF invade casa do governador de Mato Grosso; 2 estão detidos

Alguns secretários de Estado e parentes também foram visitados por agentes da PF em suas residências. Ainda não se sabe se alguem deles foi preso.


 Agentes estão no prédio em que reside o governador Silval Barbosa (PMDB)
 
A Polícia Federal prendeu há pouco o deputado estadual José Riva e o ex-secretário de Fazenda, Casa Civil e Copa do Mundo, Éder Moraes Dias. Além disto, mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casa e gabinete no palácio Paiaguás do governador Silval Barbosa (PMDB) e do conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Sérgio Ricardo de Almeida, e na Assembleia Legislativa.
 
Os prédios dos poderes Executivo, Legislativo e Tribunal de Contas estão lacrados. Além de Riva, a PF irá prender uma outra pessoa ligada ao parlamentar que não teve o nome revelado. Também serão cumpridos mandados na cidade de Juara...
 
Todos são alvos da quinta fase da "Operação Ararath" que investiga um esquema de lavagem de milhões de reais através de empresas de factoring e atacado. Os mandados foram emitidos por ordens do Superior Tribunal Federal.
 
A "Operação Ararath" teve início em novembro para investigar um suposto esquema de mais de R$ 500 milhões. Em seguida, a operação descobriu um imenso esquema de corrupção nas mais variadas esferas dos poderes em Mato Grosso.
 
Também estão sendo alvos de busca e apreensão conhecidos empreiteiros do EStado. Dentre eles, estão os empresário Anildo Lima Barros e João Simoni, da construtora Constil.
 
Todos detidos serão encaminhados para prestar depoimentos em Brasília (DF). Também serão colhidos depoimentos na sede da polícia, em Cuiabá.

Fonte: CLAUDIO MORAES - Folhamax - 20/05/2014 - - 09:50:50  BLOG do SOMBRA

Nenhum comentário: