quarta-feira, 28 de maio de 2014

Problema do país é culpa de quem come carne e anda de carro, diz Gregório Duvivier



greg


Ok, lá vamos nós… Hora do recreio! Eu ia ignorá-lo, como ele merece, mas como muitos leitores pedem uma manifestação minha, quem sou eu para negar-lhes tal prazer? No mais, conforme já expliquei aqui, há vantagens em se escrever esse tipo de texto, ainda que pareça perda de precioso tempo escasso. O fato é que a turma gosta de ver o circo pegar fogo, e de vez em quando estou disposto a acender o fósforo ou jogar gasolina.



Falo, claro, da coluna desta semana de Gregório Duvivier, novo queridinho da esquerda festiva, que virou até “escritor de peso” a ponto de ser convidado pelo curador da Flip deste ano, deixando de fora todos os vários autores parrudos da editora Record (que vergonha, rapaz!). O texto é um espanto, mas foi curtido por mais de 20 mil pessoas (há gosto para tudo).



Greg (como o chamo desde que ele demonstrou intimidade comigo, me chamando de Consta) fala sobre o derrotismo dos brasileiros, dessa mania de só criticarmos o país. Até aí, tudo bem, lembrando apenas que criticar o governo não é o mesmo que criticar o país. 

Em seguida, ele acerta novamente (coisa rara) ao afirmar que o ódio contra tudo e todos é fácil, não corajoso, e chapa-branca. Exato!



Quem costuma colocar todos no mesmo saco podre é justamente a esquerda. A grande bandeira ética do PT atualmente, quem diria, é alegar que os outros também são corruptos. O que nós, liberais e conservadores, normalmente fazemos é apontar para o quão pior é o PT. Reconhecer que existem gradações e que o PT ocupa o fundo do poço quando se trata de imoralidade é justamente o que fazemos, em vez de simplesmente repetir que “ninguém presta”.



Mas eis que Greg solta a grande pérola, daquelas que nos causam profunda vergonha alheia. O humorista, falando sério, diz:



Nunca vi alguém dizer: o problema do Brasil sou eu, que como carne, ando de carro, não reciclo o meu lixo, recebo dinheiro como pessoa jurídica e não lembro em quem votei pra vereador. A culpa é minha, pessoal. Em minha defesa, estou tentando mudar.



Então é isso! O problema do Brasil é comer carne e andar de carro! Receber dinheiro na pessoa jurídica, que coisa terrível! A culpa é minha! Se ao menos eu fosse vegetariano e circulasse pelo Leblon de “bike”…



O pior de tudo é que a esquerda caviar “pensa” assim mesmo! Essa “GNT people” acha que o mundo se resume a isso: comer comida orgânica e demonizar o automóvel (no Leblon é mais fácil). Para Greg, Olavo de Carvalho e Diogo Mainardi, que vêm alertando para o perigo que o PT representa há anos, não fizeram nada pelo país, mas o vegetariano em sua “bike” é o grande herói da nação. Ele diz:



Outro dia um autoproclamado filósofo brasileiro que mora nos EUA vociferou: “O povo brasileiro é o povo mais covarde, imbecil e subserviente do universo”. E muita gente (brasileira) aplaudiu, provando que talvez ele estivesse certo – mas única e exclusivamente em relação aos seus leitores. Não sei qual é a solução para os nossos problemas, mas se mudar pra Veneza ou pra Virginia certamente não é.



Quantas vezes você já não ouviu a frase: “É por isso que o Brasil não vai pra frente”? Independentemente da razão do nosso atraso, essa frase é uma mentira. Mesmo o crítico mais contumaz do governo (governo este do qual não sou eleitor nem fã) há de concordar que o Brasil vai pra frente, sim. Devagar, aos trancos e barrancos, algumas vezes à revelia do governo – mas vai pra frente. Em contrapartida, nossos intelectuais estão ficando pra trás.



Greg não se deu conta de sua contradição. Olavo fez uma generalização, que sempre comporta as honrosas exceções (no caso, aqueles que entendem o lixo que o PT é). Greg condenou tal generalização, mas ignorou que fez outra pouco antes, a de que todo brasileiro reclama de tudo, e também aceitou a exceção, no caso a de que os idiotas seriam os leitores do filósofo. Seletivo o garoto, não? Duplo padrão é a marca dessa esquerda.



Por fim, Greg diz que mesmo um crítico contumaz do governo que ele “não é fã” (mas da Caixa é, não é mesmo?) deve concordar que o Brasil vai para frente. Mesmo? Em que direção? A da Argentina? Venezuela? Rasgar o tripé macroeconômico é ir para frente? Aparelhar a máquina estatal toda é ir para frente? Destruir a Petrobras é avançar? Greg?



Reparem que ele ainda diz que, algumas vezes, avançamos à revelia do governo. Algumas vezes? Qual o maior obstáculo ao progresso brasileiro se não justamente o governo, com 40% de complexos impostos, burocracia asfixiante, leis trabalhistas anacrônicas, infraestrutura capenga, etc? Quem é o responsável pelo Custo Brasil? Não é o governo? Algumas vezes? Que piada boa! Estou até revendo meus conceitos sobre as habilidades humorísticas do jovem…



Em qualquer país sério, um pobre coitado desses seria apenas ignorado. Mas aqui no Brasil ele ganha espaço no maior jornal do país e ainda passa a ser tratado pela imprensa como “intelectual”. Essa é a grande piada. Fica difícil discordar do diagnóstico duro feito por Olavo de Carvalho…



PS: Greg foi naquele programa de “humor” do Rafucko, o mesmo responsável pelo papelão inacreditável de Marcelo Freixo, e prestou homenagem a mim, um ser insignificante, mas que consegue irritá-lo a ponto de qualquer argumento desaparecer na hora de rebater meus pontos. Vejam (a partir de 16 min):

?t=16m15s




Clarice

PS2: Clarice, sua esposa, “não faz escova”. Imagina se fizesse:

 A esquerda mente. Sempre.


Rodrigo Constantino

Nenhum comentário: