quinta-feira, 15 de maio de 2014

Profissionais da Saúde protestam ao lado de estádio da Copa em Manaus




Assistentes sociais e enfermeiros reivindicam melhorias trabalhistas.


Redução de carga horária de trabalho e reajuste salarial.

Do G1 AM
Assistentes sociais e enfermeiros reivindicam melhorias trabalhistas (Foto: Diego Toledano/G1 AM)Assistentes sociais e enfermeiros reivindicam melhorias trabalhistas
 
 
Profissionais da área da Saúde protestam em frente à Arena da Amazônia, estádio de Manaus para a Copa do Mundo. O grupo formado por assistentes sociais e enfermeiros reivindica redução da carga horária de trabalho, reajuste salarial, entre outras melhorias trabalhistas. A manifestação integra um movimento nacional motivado pelo Dia do Assistente Social, comemorado nesta quinta-feira (15).


De acordo com os organizadores do movimento, além do protesto, cerca de 200 assistentes sociais paralisaram as atividades no estado nesta quinta. A greve deve encerrar no fim do dia.

Márcia de Souza, diretora de formação do Sindicato de Assistentes Sociais do Estado do Amazonas (Saseam), afirmou que a categoria reivindica a atualização do piso salarial com base no salário mínimo vigente. "Queremos o piso salarial de oito salários mínimos. O valor atual foi calculado com base no salário mínimo de 2009, equivalente R$ 3.720. Essa luta contece desde de 1990.

O de costume é entrar com projeto de lei, mas nunca conquistamos o piso. O processo está em trâmite e há previsão de reajuste, mas resolvemos protestar hoje por causa do Dia do Assistente Social", disse.

Outra reivindicação é o nivelamento dos salários de profissionais da Saúde, especialmente nas instiuições públicas. Os assistentes sociais exigem ainda o cumprimento da Lei Federal quue fixa a carga horária de trabalho em 30 horas por semana. "O projeto de lei já vigora, mas muitas instituições não obedecem", afirmou Márcia de Souza.

Nenhum comentário: