quinta-feira, 15 de maio de 2014

Grupo invade prédio da TERRACAP em protesto contra a Copa do Mundo



Ato aconteceu na Terracap, que é a proprietária do Estádio Mané Garrincha.


PM usou spray de pimenta para conter manifestantes; homem se feriu.

Do G1 DF
Manifestantes ligados ao MTST invadem prédio da Terracap, órgão do GDF, em protesto contra a Copa do Mundo (Foto: Luiza Facchina/G1)Manifestantes ligados ao MTST invadem prédio da Terracap, órgão do GDF, em protesto contra a Copa do Mundo
Um grupo ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto invadiu o prédio da Terracap, companhia imobiliária do governo do Distrito Federal e proprietária do Estádio Nacional Mané Garrincha, na manhã desta quinta-feira (15) em um protesto contra a realização da Copa do Mundo. A Polícia Militar chegou a usar spray de pimenta para conter os manifestantes. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve registro de feridos, mas um homem disse que sofreu um corte na cabeça. Cerca de 500 pessoas participaram da ação.

Dirigente nacional do movimento, Edson Silva afirmou que o grupo está indignado porque a Terracap está vendendo muitos terrenos para pagar os custos da construção estádio, avaliada em R$ 1,2 bilhão, em vez de priorizar as pessoas que precisam de moradia na capital do país.

O homem afirmou que o grupo só vai deixar o espaço depois de conversar com o presidente da companhia. Segundo ele, foram contratados 11 ônibus para transportar os manifestantes – a maioria é de Ceilândia, distante a 26 quilômetros do local.


Weldor Pessoa, militante que teve um pequeno corte na cabeça após confronto com a PM durante manifestação no DF (Foto: Luiza Facchina/G1) 
Weldor Pessoa, militante que teve um pequeno corte na
cabeça após confronto com a PM durante manifestação no
DF 
Com um pequeno sangramento na cabeça e olhos avermelhados, o militante Weldor Pessoa afirma que houve excesso da polícia. “Foi uma entrada pacífica”, disse.

Liziane Fernandes, que levou o filho de 3 anos para o protesto, também reclamou. Ela afirma que um PM falou que ela não deveria estar lá e que ele poderia levar a criança.

A manifestação foi batizada de “Copa sem povo, estou na rua de novo” e ocorre paralelamente em São Paulo. A previsão é de um novo ato aconteça em Brasília nesta quinta, no final da tarde, partindo da Rodoviária do Plano Piloto.

Policiais militares formam cordão para impedir que militantes entrem novamente no prédio da Terracap, proprietária do Estádio Nacional de Brasília (Foto: Luiza Facchina/G1)Policiais militares formam cordão para impedir que militantes entrem novamente no prédio da Terracap, proprietária do Estádio Nacional de Brasília
A Polícia Militar informou que escalou 50 homens para acompanhar o ato, que pode se espalhar para outros pontos da região central. Os homens foram espalhados em pontos estratégicos da cidade, como a Rodoviária do Plano Piloto, a Praça dos Três Poderes, o Complexo da República e o Estádio Nacional.

Nenhum comentário: