quinta-feira, 15 de maio de 2014

Grupos bloqueiam vias durante manifestações na Grande São Paulo



Do UOL, em São Paulo
Movimentos sociais interditaram na manhã desta quinta-feira a avenida Interlagos, na zona sul de São Paulo, no 'Dia Nacional de Luta Contra as Injustiças da Copa do Mundo'


  • Movimentos sociais interditaram na manhã desta quinta-feira a avenida Interlagos, na zona sul de São Paulo, no 'Dia Nacional de Luta Contra as Injustiças da Copa do Mundo'
Sem-teto e sem-terra bloquearam por volta das 7h desta quinta-feira (15) o sentido capital da rodovia Anhanguera, que liga a capital paulista ao interior do Estado, nas imediações do km 19, em Osasco, na Grande São Paulo.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de cem manifestantes interditaram a via em protesto por moradia. O grupo montou barricada com pneus e entulhos. A via foi liberada antes por volta das 8h.
Segundo a concessionária CCR AutoBan, motoristas encontram tráfego lento entre o km 26 e o km 19, em direção a São Paulo. Como reflexo do protesto, há lentidão na rodovia Bandeirantes, entre o km 17 e o km 13.

Cerca de cem pessoas também realizaram manifestação na manhã de hoje na avenida Interlagos, no sentido bairro, perto da marginal Pinheiros,  na zona sul de São Paulo. Eles protestam contra os gastos com a Copa do Mundo. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)  recomenda aos motoristas que evitem circular pela região.

Na zona leste da capital, sem-teto do acampamento Copa do Povo, localizado a 4 km do estádio do Itaquerão, saíram por volta das 8h em passeata do terreno que ocupam em direção ao estádio.

Protestos pelo país

 

Protestos organizados por movimentos sociais e grupos contrários à realização da Copa do Mundo estão programados para esta quinta-feira em ao menos 50 cidades do país.

As reivindicações são variadas, mas têm em comum críticas aos gastos públicos para a realização do Mundial no Brasil.

O dia 15 de maio foi batizado como "Dia Internacional de Lutas contra a Copa" pelo Comitê Popular da Copa, que reúne movimentos sociais e organizações que denunciam violações de direitos humanos e a repressão ao direito de manifestação.

Em São Paulo, um ato está marcado para as 17h, na praça do Ciclista, esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação, na área central da capital.

Eventos simultâneos estão previstos outras capitais brasileiras e grandes cidades no exterior, como Santiago, Buenos Aires, Barcelona, Bogotá, Paris, Londres e Berlim.

Nenhum comentário: