quinta-feira, 15 de maio de 2014

Suspense no Planalto, no PT e no Instituto Lula: Ibope vai divulgar nova pesquisa



Carlos Newton



Até algum tempo atrás, apenas a Tribuna da Internet informava que Lula pretendia disputar novamente a Presidência agora em 2014, ao invés de ficar esperando o tempo passar e o inesperado fazer uma surpresa, como dizia o genial Johnny Alf, pois o futuro a Deus pertence, especialmente para um homem na terceira idade, que já teve um câncer grave que quase o matou.


Mas não adianta Lula simplesmente querer, conforme já noticiamos insistentemente aqui no blog. É preciso que as aparências sejam preservadas. Ou seja, não pode haver uma mudança abrupta de candidatura. É importantíssimo que a substituição seja feita de uma forma consensual, com a própria Dilma Rousseff abrindo mão da candidatura em favor de Lula, como se ela fosse um Dom Pedro de saias, dizendo “se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, digam ao povo que eu saio, para que nosso grande líder, o presidente Lula, possa ser candidato e evitar que este país sofra nosso retrocesso nas mãos das elites e das forças reacionárias” etc. e tal.

Acontece que Dilma Rousseff não está disposta a fazer essa gentileza, digamos assim. Ela acha que tem todo direito de disputar a reeleição, porque em 2010, quando Lula lançou a candidatura dela, em nenhum momento ficou claro que o ex-presidente voltaria a disputar em 2014.

INGRATIDÃO?
Dilma Rousseff sabe — melhor do que ninguém — que jamais teria sido eleita sem o apoio entusiasmado de Lula. Sabe também que Lula ainda é a pessoa mais querida e admirada do país, mas acha que não precisa mais dele, pode se eleger sozinha.

Lula tem opinião totalmente oposta. Diz que Dilma é absurdamente ingrata e deveria ter perguntado se ele pretendia ser candidato novamente, antes de criar essa confusão danada no PT. E sabe também que, se Dilma for eleita para um segundo mandato, não vai mais aceitar que ele continue mandando no governo dela.

Nesse impasse, a verdade é que os dois hoje se odeiam. Lula não perdoa Dilma pela perseguição que o Planalto fez a Rosemary Noronha, com a Comissão de Ética e a Controladoria-Geral da União fazendo carga contra ela, num procedimento muito diferente do adotado pelo então presidente Lula em caso semelhante, quando a ministra da Casa Civil Erenice Guerra foi apanhada fazendo negócios nada republicanos na Casa Civil, que ocupava por indicação direta de Dilma Rousseff.

ERENICE E ROSEMARY
Na ocasião, Lula defendeu ao máximo Erenice Guerra, que acabou se livrando incólume do tráfico de influência que fazia no Planalto (sofreu apenas uma advertência), enquanto Rosemary acabou sendo perseguida pelo Planalto, que vazava denúncias contra ela com exclusividade ao repórter Vinicius Sassine, de O Globo, na tentativa de fazer a Rede Globo repercutir o escândalo, o que acabou não ocorrendo.

O PT paga os advogados de Rosemary (da mesma forma como paga também as defesas de Genoino, Delubio & Cia), mas quem continua sustentando a família dela é o próprio Lula, que está muito bem financeiramente e não deixa que nada falte à sua antiga companheira de viagens.

Bem, esta é a situação atual que pode se traduzir da seguinte forma: a candidatura de Dilma depende das pesquisas. Se Aécio Neves encostar nela, o PT convocará Lula, que aceitará “contrafeito”, e estamos conversados. Aliás, esta semana deve sair a nova pesquisa nacional do Ibope, encomendada pela Rede Globo. E haja Rivotril.
 

Nenhum comentário: