segunda-feira, 5 de maio de 2014

Gustavo Loyola: governo quer usar lança-chamas para combater incêndio




Em sua coluna de hoje no Valor, Gustavo Loyola sobe o tom das críticas ao ministro Guido Mantega, alegando que seu diagnóstico dos problemas econômicos brasileiros é completamente equivocado. Mantega acha que se houvesse mais crédito disponível pelos bancos o crescimento seria maior, ou seja, ainda insiste no modelo de estímulo artificial ao consumo. Loyola escreve:


A insistência do governo na expansão do consumo como motor de crescimento do PIB é inacreditável, após todas as evidências de que esse modelo se esgotou. Como indicam as estatísticas do desemprego, o mercado de trabalho praticamente não mostra folga alguma, tanto pela ocupação que se mantém elevada, quanto pela tendência recente de retração na oferta de mão de obra. Além disso, o comprometimento da renda dos consumidores com o pagamento de encargos e principal de dívida está em patamar relativamente elevado, não havendo muito espaço para expansão sadia do endividamento das famílias, ainda que os bancos relaxassem imprudentemente suas políticas de concessão de crédito.

Porém, o mais bizarro de tudo é o ministro da Fazenda ignorar os evidentes sinais de pressão inflacionária em seu diagnóstico sobre os males da economia brasileira. A inflação corrente e as expectativas futuras estão no teto da banda estabelecida no regime de metas. Numa situação como essa, defender o aumento do consumo alavancado por crédito parece coisa de bombeiro querendo usar lança-chamas para combater um incêndio. Ademais, soa no mínimo estranho o ministro da Fazenda reclamar da falta de crédito em pleno ciclo de aperto monetário conduzido pelo Banco Central que elevou a taxa Selic sucessivamente nas últimas nove reuniões do Copom.

Conforme diz Loyola, não há remédio “keynesiano” para nossos problemas. O que o país precisa é de mais investimentos para expandir a oferta, e principalmente de ganhos de produtividade. Mas nada de efetivo tem sido feito pelo governo nessas áreas. Ao contrário: o governo Dilma tem criado barreiras protecionistas que dificultam ou impedem um choque de produtividade em nossa economia.

Para o ex-presidente do Banco Central, qualquer semelhança com os anos 1950 não é mera coincidência. E o governo se encontra em uma verdadeira armadilha: “O dramático é que os equívocos do governo colocaram em marcha um círculo vicioso: políticas ruins pioram o crescimento o que, mantido o diagnóstico errado, leva a novas ações negativas para a produtividade e o crescimento”.

Enquanto o governo insistir em turbinar o consumo, o clima de apreensão dos investidores vai apenas aumentar. O crescente pessimismo generalizado é resultado dessa visão equivocada do governo, que não dá nenhum sinal de reconhecimento de seus próprios erros.

Rodrigo Constantino

Nenhum comentário: