segunda-feira, 5 de maio de 2014

São Paulo vai ganhar primeiro abrigo para imigrantes


Do UOL, em São Paulo
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), visita a paróquia Nossa Senhora da Paz, na região central da capital, onde estão abrigados refugiados haitianos
  • O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), visita a paróquia Nossa Senhora da Paz, na região central da capital, onde estão abrigados refugiados haitianos
A capital paulista vai ganhar um espaço para abrigar imigrantes, o primeiro da cidade. O abrigo deve ser inaugurado nesta terça-feira (6), segundo reportagem da rádio CBN.

Procurada pela reportagem do UOL, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania confirmou a criação do espaço, mas não informou a data exata de abertura do local.

De acordo com a rádio, o lugar poderá receber até 150 pessoas e fica em frente à Igreja Nossa Senhora da Paz, na Liberdade, área central da cidade, onde centenas de haitianos têm procurado ajuda nas últimas semanas. Segundo a secretaria, o abrigo vai receber inicialmente esse público.

Desde o começo de abril, a capital paulista recebeu mais de 800 haitianos, depois do fechamento do abrigo para imigrantes em Brasileia (AC). A vinda deles provocou atrito político entre os governos acriano e paulista.

Na capital, centenas de haitianos estão abrigados na igreja e na Casa do Migrante, mantida pela paróquia. Muitos passam o dia no pátio da igreja à espera de informações sobre oportunidades de trabalho e sonham em trazer a família para o Brasil.

A Prefeitura de São Paulo pretende pedir para o governo federal que regularize a situação dos imigrantes haitianos antes de eles serem encaminhados para a capital.
Desde o terremoto que arrasou o Haiti em 2010, o Brasil tem recebido milhares de refugiados do país.

Nenhum comentário: