terça-feira, 3 de junho de 2014

Metade dos estádios da Copa não terá wi-fi para torcedores



O Sinditelebrasil, sindicato que representa as empresas de telefonia no país, divulgou nesta terça-feira (3) que apenas metade dos estádios da Copa contará com sistema wi-fi, que deve ajudar a desafogar a rede das empresas diante do uso intenso dos torcedores. 

O sistema estará disponível apenas nos estádios de Brasília, Porto Alegre, Salvador, Rio, Manaus e Cuiabá. 

Nas arenas de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Curitiba e Natal, portanto, os torcedores terão mais dificuldade para publicar fotos nas redes sociais ou para encaminhar vídeos e mensagens que usem aplicativos conectados à internet. 

O sindicato estima que, em média, em um período de uma hora dentro de um estádio poderão ser completadas cerca de 300 mil chamadas de voz, com duração média de 2,4 minutos, além de 24 mil conexões simultâneas de dados. 

"Toda arena é um local de altíssima concentração de tráfego de dados", disse Eduardo Levy, presidente-executivo do sindicato. 

"As pessoas vão querer fotografar muito mais que falar –e fotografia consome muito mais dados que o serviço de voz", afirmou. 

NEGOCIAÇÕES
 
Segundo Levy, o problema com a rede de wi-fi se deve a dificuldade de negociação entre o conjunto de empresas de telecom e os estádios. 

Essa negociação é necessária porque os responsáveis pelos estádios precisam autorizar a instalação dos equipamentos e o serviço de wi-fi. 

"Em alguns casos não tivemos sucesso para colocar a rede de wi-fi, porque não nos autorizaram. Onde não houver rede a capacidade de dados é menor", completou.


Nenhum comentário: