quinta-feira, 12 de junho de 2014

Toma-Lá-Dá-Cá...



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Paulo Roberto Gotaç


"Vou dar um bônus a vocês. Tenho certeza que vocês vão ficar felizes". Palavras do Sr. Joseph Blatter, Presidente da FIFA, a diversos representantes de Federações responsáveis pela escolha do dirigente máximo da entidade. 

Tal propina está a ser ofertada a pouco mais de um ano das eleições que serão realizadas em 2015 e que, se vencidas por Blatter, lhe darão um quinto mandato na liderança suprema do futebol, função que exerce desde 1998, quando a recebeu do brasileiro João Havelange, que, durante os 25 anos que lá permaneceu, transformou o órgão num conglomerado corporativo a desfrutar hoje de uma situação financeira das mais confortáveis. 

Deduz-se daí que a administração do futebol e do esporte de um modo geral, como o demonstram vários exemplos, não constituem um modelo de alternância sadia de poder. 

O oferecimento do Sr. Blatter aos mandatários regionais se deve ao fato de que alguns grupos de oposição pressionam para impor uma limitação etária (72 anos) para o exercício do cargo de presidente que, se aprovada, o impedirá de se candidatar em 2015. Trata-se, portanto, de uma explícita demonstração do princípio universal da atividade política , o "toma-lá-dá-cá", que também vigora no esporte, o que não é de espantar, já que, como qualquer atividade humana que visa à obtenção e à consolidação de poder, o caminho mais prático ainda é a troca de favores.


Que o digam nossos homens públicos. 

Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.
Postado por Jorge Serrão às 10:28:00




Nenhum comentário: