quinta-feira, 12 de junho de 2014

Médico é condenado por comentários sobre aparência de paciente no DF




Idosa se ofendeu com fala sobre 'unha feia' e obesidade; não cabe recurso.


Profissional negou ter ofendido mulher; indenização é de R$ 3 mil.

Do G1 DF

 


O Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou um médico urologista a pagar indenização de R$ 3 mil a uma paciente idosa que se sentiu ofendida por comentários que ele fez sobre a aparência dela. Na ação, o médico negou ter ofendido a paciente. Não cabe mais recurso.


Segundo o processo, ao entrar no consultório, o médico disse à paciente que as unhas dela eram feias e estavam sem esmalte. Depois, afirmou: "A senhora não tem espelho na sua casa". A neta que a acompanhava durante a consulta prestou depoimento como testemunha e confirmou a conduta do médico.


À Justiça, o profissional negou ter feito os comentários e alegou que a paciente o acusou sem ter provas. Em audiência, o advogado do médico afirmou que "hoje existe uma indústria do dano moral" e que "as pessoas querem ganhar dinheiro da maneira mais fácil".


"Se todas as vezes que a requerente consultasse com o médico e se sentisse molestada, iria abarrotar os juizados com pedido de indenização", disse a defesa do médico no processo.


O juiz responsável pela sentença disse em sua decisão que não cabia ao médico criticar a paciente. Ele disse ainda que o profissional "violou os atributos da personalidade da autora, causando-lhe danos de natureza moral".

Nenhum comentário: