quinta-feira, 12 de junho de 2014

PM e manifestantes contra a Copa entram em confronto no DF




Ao menos duas pessoas foram detidas quando tentavam fechar via.


PM usou gás de pimenta para tentar evitar que grupo chegasse à Fan Fest.

Felipe Néri e Raquel Morais Do G1 DF
Pelo menos três manifestantes foram detidos em Taguatinga, no Distrito Federal, durante protesto contra a Copa do Mundo na tarde desta quinta-feira (12). Os manifestantes – 80 pessoas, segundo os organizadores, 60, de acordo com a PM – tentavam fechar o Pistão Norte durante marcha em direção à Fan Fest, espaço montado pela Fifa para recepcionar torcedores com atrações musicais e telões para exibição de jogos.

Os policiais chegaram a usar spray de pimenta contra os manifestantes e apreenderam cartazes. Um dos jovens detidos usava máscara, que foi arrancada por policiais. Os três detidos foram levados para o Departamento de Polícia Especializada, na área central de Brasília.

De acordo com o coronel Neviton Pereira Junior, os três detidos estavam incitando a violência e desobediência. “O cartaz foi tomado porque os manifestantes adentraram o perímetro da Fifa, e isso é impedido", afirmou.

Segundo detido no ato contra a Copa do Mundo perto do Fan Fest Fifa em Brasília (Foto: Felipe Néri/G1)Segundo detido no ato contra a Copa do Mundo perto do Fan Fest Fifa em Brasília 
 
 
A advogada Erica Medeiros acompanhava o protesto em defesa dos manifestantes. “A polícia está alegando que estamos impedindo o direito de ir e vir, mas não estamos impedindo nada com esta manifestação. É a própria polícia que está fazendo bloqueio.”

Ela participou das negociações com os policiais. “Estou aqui para acompanhar até onde for preciso.”

Após as duas detenções, os manifestantes não tentaram mais ultrapassar o bloqueio, mas prosseguiram ocupando duas faixas do Pistão Norte. Os manifestantes entoaram cantos de “Se não há direito para os pobres, não queremos Copa para os ricos."


Manifestante detido em ato contra a Copa, no dia da abertura, próximo à área do Fan Fest Fifa no DF (Foto: Felipe Néri/G1)Manifestante detido em ato contra a Copa, no dia da abertura, próximo à área do Fan Fest Fifa no DF 
 
Enquanto negociaram com a polícia, os manifestantes se dispuseram a largar os cartazes desde que a PM liberasse a chegada deles à área da festa, para panfletarem. A corporação disse que eles não estavam autorizados a chegar à área da Fan Fest.

Depois das três detenções, o grupo decidiu voltar para a Praça do Relógio. Parte dos manifestantes abandonou o ato. Já 15 deles seguiram na direção da estação mais próxima do metrô e pularam as catracas. Um deles chegou a ser retirado do local pela PM.

Manifestantes marcham de volta à Praça do Relógio após três pessoas serem detidas nas proximidades da Fan Fest do DF (Foto: Felipe Néri/G1)Manifestantes marcham de volta à Praça do Relógio após três pessoas serem detidas nas proximidades da Fan Fest do DF
 
A abertura da Copa do Mundo acontece nesta quinta-feira (12), com a partida entre Brasil e Croácia na Arena Corinthians, em São Paulo, às 17h. O Mundial acaba no dia 13 de julho.

Outra manifestação

 
Mais cedo, representantes de diversos movimentos sociais protestaram contra os gastos com o Mundial na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto. Eles portavam faixas com os dizeres “Copa das Manifestações”, “Mané Garrincha = 608 creches” e “Se tem dinheiro para a Copa, tem que ter para a Educação” e cantaram paródias para repudiar o evento.


O ato aconteceu na hora em que encerrava o expediente dos órgãos públicos, que funcionou até 12h por causa do jogo de abertura entre Brasília e Croácia em São Paulo. Não houve confronto com policiais.

Nenhum comentário: