Ao menos duas pessoas foram detidas quando tentavam fechar via.
PM usou gás de pimenta para tentar evitar que grupo chegasse à Fan Fest.
saiba mais
Pelo menos três manifestantes foram detidos em Taguatinga, no Distrito Federal,
durante protesto contra a Copa do Mundo na tarde desta quinta-feira
(12). Os manifestantes – 80 pessoas, segundo os organizadores, 60, de
acordo com a PM – tentavam fechar o Pistão Norte durante marcha em
direção à Fan Fest, espaço montado pela Fifa para recepcionar torcedores
com atrações musicais e telões para exibição de jogos.Os policiais chegaram a usar spray de pimenta contra os manifestantes e apreenderam cartazes. Um dos jovens detidos usava máscara, que foi arrancada por policiais. Os três detidos foram levados para o Departamento de Polícia Especializada, na área central de Brasília.
De acordo com o coronel Neviton Pereira Junior, os três detidos estavam incitando a violência e desobediência. “O cartaz foi tomado porque os manifestantes adentraram o perímetro da Fifa, e isso é impedido", afirmou.
Ela participou das negociações com os policiais. “Estou aqui para acompanhar até onde for preciso.”
Após as duas detenções, os manifestantes não tentaram mais ultrapassar o bloqueio, mas prosseguiram ocupando duas faixas do Pistão Norte. Os manifestantes entoaram cantos de “Se não há direito para os pobres, não queremos Copa para os ricos."
Depois das três detenções, o grupo decidiu voltar para a Praça do Relógio. Parte dos manifestantes abandonou o ato. Já 15 deles seguiram na direção da estação mais próxima do metrô e pularam as catracas. Um deles chegou a ser retirado do local pela PM.
Outra manifestação
Mais cedo, representantes de diversos movimentos sociais protestaram contra os gastos com o Mundial na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto. Eles portavam faixas com os dizeres “Copa das Manifestações”, “Mané Garrincha = 608 creches” e “Se tem dinheiro para a Copa, tem que ter para a Educação” e cantaram paródias para repudiar o evento.
O ato aconteceu na hora em que encerrava o expediente dos órgãos públicos, que funcionou até 12h por causa do jogo de abertura entre Brasília e Croácia em São Paulo. Não houve confronto com policiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário