quinta-feira, 12 de junho de 2014

Uma "vaquinha" pagou a pesquisa Ibope.



 
 
O presidente da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Sebastião Misiara, disse nesta terça-feira (10) à Folha que a pesquisa nacional do Ibope oficialmente contratada pela entidade foi paga por "mais ou menos umas dez empresas" parceiras da instituição.

Conforme o registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o levantamento custou R$ 202 mil. Foram 2.002 entrevistas em 142 municípios entre os dias 4 e 7 de junho.

Presidente da Uvesp há mais de dez anos, Misiara ressaltou que não houve uso de dinheiro público ou de partido político no negócio, como especula-se no meio político. Ele não quis informar, porém, quais foram as empresas que contribuíram. "Aí eu prefiro guardar o sigilo", afirmou. "São empresas que, de certa forma, têm interesse também em conhecer o que está se passando no cenário".

Segundo a pesquisa, cujos resultados foram divulgados nesta terça, Dilma lidera a corrida presidencial com 38% das intenções de voto no cenário mais provável. O senador Aécio Neves (PSDB) vem em segundo com 22%. Eduardo Campos (PSB) tem 13%. Os pré-candidatos de partidos menores têm, juntos, 7%.

A pedido do contratante, o Ibope fez várias simulações associado os principais candidatos com potenciais vices. Quando o nome de Campos aparece junto com o de Marina Silva (PSB), ele chega a 18%, em situação de empate técnico com Aécio. Já os testes com Aloysio Nunes Ferreira, José Serra e Tasso Jereissati na vice do tucano provocaram pouco impacto. Em nenhum caso Aécio oscila além da margem de erro, de dois pontos.(Folha Poder)
 
 

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